SAÚDE

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INDÍCE
 
1. Que é a Saúde ?
2. Que é a Respiração Pneuma ?
3. Quem pode praticar ?
4. Quanto custa praticar ?
5. Quando pode praticar ?
6. Porque deve praticar ?
7. Como deve praticar ?
8. Onde deve praticar ?
9. Observações sobre os iões negativos
10. Observações da  Respiração
11. Links
12. Video
 
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SAÚDE
 

 

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1. Que é a Saúde ?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Saúde é definida nessa organização como um  «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.» Em termos práticos, Saúde é vida e como é do conhecimento geral a vida inicia-se com a respiração e todos os bebés que ficam 9 meses dentro do liquido amniótico a respirar pelo cordão umbilical precisam de chorar e fazer sua primeira respiração, ou seja, têm que chorar para encher os pulmões de ar e tirar assim o líquido do pulmão o que vai doer pela primeira vez. Caso o bebé não chore aí deve-se dar uma palmada no rabo, funcionando como “teste do pulmão” e se ele chorar, é porque está tudo bem. Como se observa também de imediato é que os bebés fazem uma respiração diafragmática ( Respiração correcta ) ao invés da respiração toráxica ( Respiração incorrecta ) dos adultos. Ás  vezes quando nos perguntamos o que é de facto o mais importante na vida, falamos em tudo menos na respiração que é de facto o mais importante, pois sem nenhum ar uma pessoa pode chegar ao desmaio ou morte em três minutos, sendo que nos campeonatos de apneia, a média é de 5 a 7 minutos, para indivíduos bastante treinados. O oxigénio que respiramos contém pneuma, que consiste de partículas subtis e divinas de luz que existe dentro do ar. Normalmente nós respiramos inconscientemente e raramente estamos conscientes das propriedades dentro do ar. Mas quando, através da intenção, nós conscientemente respiramos esta energia divina, tornamo-nos infundidos com um excedente de força vital pura. Este por sua vez, traz renovação para as células do nosso corpo e tem uma cura poderosa e efeito regenerador no nosso organismo inteiro. Seu cérebro usa 20% do oxigénio que entra em sua corrente sanguínea. O cérebro só faz cerca de 2% de nossa massa corporal, mas consome mais oxigénio do que qualquer outro órgão do corpo, tornando-se extremamente susceptível a danos relacionados com a privação de oxigénio. Então, respirar profundamente é vital para manter seu cérebro feliz. De facto respirar e saber respirar bem é vital para viver e viver bem, como vamos ver a seguir através da Respiração Pneuma.

 

2. Que é a Respiração Pneuma ?

A Respiração Pneuma permite uma experiência profunda e fácil de executar, que dá acesso a estados ampliados de consciência, abrindo as portas da viagem interior à LUZ, sabedoria e nosso ser essencial, o nosso coração, iniciando-nos no processo de Auto-conhecimento, que nos leva a viver uma vida transcendente nos espaços pessoais, familiares, materiais e espirituais. Pneuma em grego significa espírito, a Respiração Pneuma consiste em respirar e obter directamente a experiência da Divindade. A Respiração Pneuma é um dos meios mais simples, directos e poderosos para fazer a viagem interior ao coração, pois permite aceder à experiência directa do espírito em si mesmo, sem intermediários, de forma segura, sem catarses ou processos dolorosos, ou seja, é a melhor forma de desenvolvimento espiritual, mental, emocional e físico sendo um processo natural de conexão com a nossa essência. Ela faz o trabalho á sua própria maneira e no tempo certo para cada indivíduo. Como com todas as formas de arte é uma prática que se desenvolve e é refinada ao longo do tempo, levando-nos a níveis mais profundos da experiência espiritual à medida que progredimos. Para alguns, será imediatamente um excelente método de conexão mas outros podem ter dificuldade em "entrar" na experiência. Uma pequena tontura inicial, olhos brilhantes, coração acelerado, câimbras ou “formigueiro” a subir pelos membros inferiores ou superiores é normal e um indicador de mudança de estado nalgumas pessoas, indicando que a energia que está sendo gerada está se movendo através do corpo.

3. Quem pode praticar ?

Qualquer pessoa pode praticar sem experiência prévia. Os participantes experimentam reequilíbrios energéticos muito poderosos, a compreensão e a cura de aspectos pessoais, vivências de luz e de paz avassaladoras com o seu Ser interno. Também se podem receber informações relevantes para as suas vidas ou encontros com níveis de vida ideais. Existem algumas contra-indicações que dizem respeito a problemas cardiovasculares, hipertensão grave, glaucoma, deslocação da retina, patologias psiquiátricas graves, epilepsia, fracturas, osteoporose, asma e operações recentes, mas estas situações clínicas não impedem o indivíduo de experimentar e somente alertam cada um para estarem vigilantes e identificar se a prática desta respiração de forma regular é boa ou nefasta para o actual estado de saúde, pois caso seja nefasta o que acontece muito raramente deve-se diminuir ou interromper a sua prática. Caso pratique-se respiração pneuma com um facilitador deve-se estar atento ao processo em casos de ter feito alguma operação, ter tido algum acidente ou choque recente, estar a tomar medicamentos para estados de ânimo, ter a tensão alta, ter um resfriado, gripe ou enxaqueca, pois aí é necessário informar o facilitador certificado (Instrutor).

4. Quanto custa praticar ?

Felizmente é um conjunto de exercícios que se pode praticar gratuitamente, pois desde que nascemos até quando damos o último suspiro e morremos estamos sempre a respirar, logo a única condição que existe para poder-se praticar a respiração pneuma é ter força de vontade e seguir um ritmo moderado para respirar-se de forma correcta como explicarei mais abaixo na secção “ Como deve-se praticar? “ . Além disto não precisamos de quaisquer tipo de acessórios ou equipamentos para praticá-la, como existe nos mais variados desportos, pois a respiração nasceu connosco e morrerá connosco, cabendo a nós mesmos usá-la bem ou mal. Inicialmente o melhor é fazer a prática com um facilitador certificado que pode acompanhá-lo durante o processo e interpretar as experiências, proporcionar um ambiente apropriado e ajudar a gerar a intenção correcta. Se você é um praticante experiente, você pode fazê-lo por si mesmo. Mas atenção, isto não impede de você, que não tem conhecimento sobre isto de praticar seja em que lugar for, pois não tem quaisquer efeitos secundários adversos se for praticado de forma moderada e consciente.

5. Quando pode praticar ?

O horário ideal é ao amanhecer, quando o ar está mais carregado de prana. Um ciclo bom para começar é de duas em duas semanas, isto se for orientado por um facilitador em sessões próprias para a respiração pneuma, mas também pode praticar sozinho ou com seu companheiro em quaisquer circunstâncias, i.e, no trânsito, no trabalho, no desporto, na leitura, etc ...

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6. Porque deve praticar ?

Funciona em cada um na sua forma e momento. Para alguns será um excelente método de conexão, para outros será sua a decisão de continuar ou não, com a respiração pneuma. Dentro desse processo, pode haver experiências de libertação energética e emocionais profundas, que são mediadas de um espaço de compreensão e perdão em vez de um espaço de dor e, portanto, são profundamente libertadoras. Eis de seguida os benefícios espirituais, mentais, emocionais e físicos:

 

Benefícios físicos:
• Expele toxinas dos pulmões e muitas outras partes do corpo
• Fortalece o sistema nervoso
• Equilibra os hemisférios do cérebro
• Rapidamente se expande a capacidade pulmonar e regula a respiração
• Fortalece o sistema imunológico
• Reduz o stress
• Aumenta a resistência física e força
• Produz um estado alfa prolongada no cérebro
• Toxicidade limpa causada pelo uso de drogas
• Melhora o estado asmático e fortes tensões de uma forma rápida


Benefícios mentais:
• Ajuda a superar todos os tipos de vícios
• Ajuda no desbloqueio psico-energético e libertação de acontecimentos traumáticos
• Nos ajuda a transcender os medos, fobias e comportamentos obsessivo - compulsivos
• Aumenta a auto-estima e acalma a ansiedade
• Ajuda a superar a depressão e estagnação
• Auxilia na resolução de trazer a períodos de crise existencial
• Leva à integração progressiva das virtudes do Espírito e, portanto, nos impulsiona para a frente dentro do nosso processo de transformação psicológica
• Fortalece a nossa vontade
• Ajuda-nos no processo de integração das práticas e ensinamentos do Sistema Pneuma
• A receita é imbatível contra tremores pelo que ainda nem aconteceu, além de bastante eficaz no combate à insônia
• Facilita-nos a ter uma profunda auto-confiança e paz interior
• Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo.
• Traz mais “fôlego” e disposição para os afazeres e desafios no dia-a-dia.


Benefícios emocionais:
• Estimula os 7 principais chacras e os chacras secundários do sistema psico-energética, ajuda a remover bloqueios dentro de si e restabelece o seu funcionamento harmonioso
• Produz clareza mental e põe todo o sistema energético com vitalidade
• Recarrega e fortalece o campo electromagnético e a aura

 

Benefícios espirituais:
• Activa nossa memória espiritual através da experiência directa de estados superiores de consciência
• Produz experiências místicas do amor profundo, Paz e Felicidade
• Gera experiências de contacto com seres de luz, anjos, mestres ou animais de poder
• Produz fora do corpo experiências
• Transmuta a energia sexual
• Estimula a criatividade inspirada

 

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Isis dá a respirar a Cruz Ansata
(Cruz da Vida) ao Faraó



7. Como deve praticar ?

21 dias de mudança para mudar sua respiração - Está provado que bastam 21 dias para mudar um hábito. Ou seja, basta que durante 21 dias façamos o que nos propusermos fazer, sem interrupções, para que nosso cérebro registe essa novidade como um novo hábito. É claro que nada disto funciona por magia. Na verdade, somos constituído por ligações repletas de informações que nós providenciamos e programamos. Por exemplo, se vocês forem do género impacientes e de se queixarem constantemente, eis alguns passos a seguir:

1 - Tomem a decisão INEQUÍVOCA de mudar. Se não o quiserem verdadeiramente não vale a pena darem-se ao trabalho, seja por quantos dias forem.
2 - Responsabilizem-se pela decisão que tomaram e não voltem atrás. Assumam que mudar um hábito intrínseco pode não ser ser fácil no início mas os resultados    compensarão no fim.
3 - Estabeleçam objectivos pequenos. Não planeiem para falhar. Ao fim dos primeiros 21 dias podem sempre estabelecer novo objectivo e continuar a caminhada.
4- Façam uma tabela, gráfico, ou escrevam um diário desse processo. A evolução é muito motivadora.
5- Peçam ajuda a amigos, família ou a quem estiver perto que se disponha a ajudar-vos a chegar onde querem. Por exemplo, peçam a alguém que vos motive, que vos diga «não» quando estiverem prestes a desistir, alguém a quem possam ligar quando a vontade de continuar esmorecer.

Não se esqueçam que esta mudança de 21 dias diz respeito primeiro á respiração porque ela é a base da vida mas também pode ser usada para mudar qualquer outro hábito que usem de forma errada na vossa vida ou aprender seja o que for de forma sistemática e organizada nesse prazo de tempo, mas sempre sem falhar um único dia, durante esse prazo.

Sessão sem instrutor - A minha opinião pessoal é que primeiro deve praticar todos os exercícios úteis práticos abaixo mencionados mas deve eleger um para usar frequentemente quando estiver sozinho, no início de forma moderada e consciente, seja em que lugar esteja e principalmente nos momentos de maior stress e tensão. Depois caso sinta-se identificado com a prática e note diferenças benéficas a aparecer como é normal, aí sim se quiser poderá optar por frequentar sessões de respiração pneuma com um facilitador.

Sessão com instrutor - O processo incorpora vários elementos que combinados permitem experimentar uma meditação profunda e estados de êxtase. O relaxamento, a música e um tipo especial de respiração formam parte da mesma. Um processo típico dura cerca de 4 horas, incluindo a apresentação, explicação, a própria experiência com relaxamento (Respiração e Música evocativa) e finalmente um desenho de mandalas ou a escrita da experiência, a partilha e encerramento.
Requisitos: Colchão, manta, garrafa de água, bloco de apontamentos, roupa confortável e de preferência branca para a Respiração Pneuma. Deve estar preferencialmente em jejum ou ter comido pouco, trazer caderno para notas, roupa cómoda preferencialmente branca ou de cores claras, água e algo para tapar os olhos (opcional).
As sessões são preenchidas pelos seguintes módulos no total de 4 horas, sendo isto só possível de realizar com um facilitador:
1º- 45m–  Apresentação e Explicação inicial da Respiração Pneuma
2º-2h30– Respiração e Música Evocativa (Boa ferramenta que permite começar a revelar aspectos do inconsciente inusados)
3º-45m – Realização da Mandala (Consiste em traduzir o vivido num desenho), Partilha da experiência (Escrita de suas experiências) e Conclusão

Exercícios úteis práticos:
• Respirar pelo nariz (inspirar e expirar sem pausas) sempre com a boca fechada e com a língua entre os dentes e sua pontinha passando pela frente dos dentes e apontando bem para cima ou bem para baixo, (Respirar assim ajuda a deixar o rosto mais expressivo, além de desenvolver a fala e libertar a respiração), e sempre de forma a que exista um movimento diafragmático constante e não toráxico, (movimento este normal do stress e depressão). Este exercício na minha opinião é o mais indicado para qualquer pessoa iniciante ou avançada e talvez o mais valioso, não menosprezando os outros debaixo.
• Massajar as curvas das narinas para dar mais abertura para as vias respiratórias e ter mais fôlego. Com o dedo médio massajar a curva da narina sentindo neste pontinho uma leva depressão na estrutura óssea da face, massajar uma narina de cada vez e procurar manter os lábios fechados.
• Massajar o timo e o esterno (região no meio do peito) com a mão não dominante (para abrir a respiração, estimular e fortalecer o sistema imunológico, estimular o lado lúdico e criativo e também para trabalhar a concentração ).
• Massajar as orelhas pegando as suas pontas de baixo para cima com as pontinhas dos dedos. (Este tipo de estímulo ajuda a pessoa a ficar mais atenta e com a respiração mais ampla e consciente.)
• Inspirar subindo os ombros o máximo possível e pressioná-los contra o pescoço enquanto segura o ar dentro do peito. Segurar a inspiração o mais que puder e quando soltar o ar soltar os ombros de uma só vez. (Para dissolver tensão nos ombros, pescoço e costas)
• Manter a ponta da língua voltada para o palato (como se fosse engolir a ponta da própria língua) é uma forma de maior abertura das vias respiratórias, de estímulo e equilíbrio do sistema imunológico e do sistema endócrino e também de “alinhar” a pessoa tornando-a mais presente e consciente.
• Movimento circular com os ombros para abrir a caixa torácica e o peito, relaxar os ombros e melhorar a postura como um todo. Inspirar trazendo um ombro bem para frente e depois bem para cima, expirar levando o mesmo ombro num movimento circular bem para trás e depois para baixo. Repetir o exercício com o outro ombro e seguir mais algumas vezes alternando os ombros.
• Inspirar abrindo os braços na altura dos ombros e expirar se abraçando. Enquanto repete este exercício algumas vezes vá tomando consciência de que inspirar é se abrir e se expor enquanto expirar é confiar e relaxar.
• As pessoas que têm o lado racional extremamente desenvolvido e sofrem com tudo o que acontece ao redor devem estimular a respiração com a narina esquerda, conectada com o a região do cérebro ligada às emoções. Funciona assim: com um dos dedos, tape a narina direita e faça 30 respirações (inalação, seguida de exalação) somente com a narina esquerda. O exercício será seguido de uma sensação de frescura e calma. Se você derrama lágrimas até pela relva cortada e enfurece-se por qualquer situação, a dica é estimular um pouco mais o seu lado racional, favorecendo um estado de equilíbrio entre ele e suas desenvolvidas emoções. Com um dos dedos, tape a narina esquerda e faça 30 respirações (inalação seguida de exalação) apenas com a narina direita o efeito aquecedor desta prática irá ajudar na busca por análises mais racionais das situações impostas pelo dia-a-dia.
• Comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado: tentando contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. A falta de disposição desaparece, caso você consiga manter um ritmo mais intenso enquanto realiza as inalações e as exalações. A ideia é não apenas respirar com grande velocidade, mas com bastante vigor, puxando e soltando a máxima quantidade de ar possível a cada tentativa. Mantenha o ritmo por dois minutos e descanse. Repita mais duas vezes. Não se assuste caso venha a sentir tonturas, a sensação é normal, sendo devida ao excesso de oxigénio que de repente percorrerá o organismo.

A técnica do Pranayama - Para regularizar o equilíbrio da respiração, siga os passos deste exercício simples, que dura apenas alguns minutos. Escolha um local calmo e sem ruídos, de preferência isolado das outras pessoas. O horário ideal é ao amanhecer, quando o ar está mais carregado de prana. Mas você pode fazer o exercício pela manhã, logo ao acordar. Claro que se você fizer o Pranayama em algum lugar carregado de energias, muitíssimo melhor. Pode ser na praia, no campo, na montanha. Sente-se confortavelmente com as costas erectas e os pés apoiados no chão. Feche os olhos e procure relaxar, deixando a mente tranquila. Inicie o exercício comprimindo suavemente a narina direita com o polegar exalando pela narina esquerda. Inale suavemente pela narina esquerda, enchendo os pulmões de ar; feche a narina esquerda com o dedo indicador, exalando leve e lentamente pela narina direita, repetindo o processo de alterar as narinas durante cinco minutos. Depois, recoste-se e permaneça de olhos fechados por dois ou três minutos. Medite, faça um exercício de Visualização Criativa para a autocura, ore a Deus e à Mãe Divina, ou simplesmente esvazie a mente, sem nenhuma intenção. Lembre-se de iniciar o exercício exalando e terminar inalando, de modo suave e natural. Com um pouco de prática, cada pessoa encontra logo a cadência e o ritmo mais adequados. Realizado diariamente, o exercício de respiração polarizada ou Pranayama Egípcio, como é conhecido, traz uma sensação de equilíbrio, serenidade e bem-estar, que tende a crescer à medida que se aperfeiçoa o método com a prática constante.

8. Onde deve praticar ?

Os raios de trovão aumentam a concentração de iões negativos, o que leva muitas pessoas a se sentirem mal antes de uma tempestade e muito bem após. Assim que passa a tempestade (quanto mais trovão melhor), o ar fica ionizado negativamente, provocando uma sensação de alívio e leveza... enfim sentimos a sensação gostosa de voltar a respirar. A sensação de bem-estar retirada da respiração pneuma depende muito do número de iões negativos por cm³ e por isso coloquei em baixo uma tabela descritiva, dos melhores locais para praticar a respiração pneuma:

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9. Observações sobre os iões negativos
- Os iões que reforçam a saúde são os pequenos iões negativos bio - activos, velozes e móveis de 1,9 cm2 de volt/segundo. A velocidade determina o tamanho e quanto mais rápidos, menores se tornam e melhores ficam para a saúde. Os iões formam-se quando um eléctrão solta-se de uma molécula neutra ou de um átomo e assim torna-se um ião positivo e a molécula que ganha um eléctrão torna-se um ião negativo.
- Os iões negativos favorecem os intercâmbios entre as células, melhoram a respiração, energizam-nos, aceleram o processo da cicatrização, principalmente para queimaduras graves, são essenciais para uma recuperação rápida, diminuem o stress e o cansaço, o que melhora a forma física e o tónus cerebral , aumentam as defesas imunológicas e retardam o processo de envelhecimento, por inalação tem efeitos benéficos sobre certas doenças como alergias, sinusite, asma, hipertensão, enxaqueca, tratamento das cicatrizes cutâneas, das queimaduras, etc.

10. Observações da  Respiração

• Devia-se respirar a partir do estômago e não a partir do peito, o que acontece normalmente porque estamos stressados.
• Devia-se respirar 4 a 6 vezes por minuto mas a maioria de nós respira de 16 a 20 vezes por minuto.
• Os especialistas dizem que a respiração deveria representar 99% da nossa energia e dizem também que aproveitamos 10 a 20% dessa energia.
• O nome de Senhor aparece na bíblia portuguesa mais de 6.000 vezes, mas a bíblia foi escrita em hebraico e lá o nome é IHVH ( Iod He Vav He ), que quando pronunciado assemelha-se ao som da ( Inspiração – Expiração - Inspiração – Expiração ).
• O diafragma, que se movimento de acordo com a respiração, era considerado pelos antigos gregos como o assento da alma.
• Podemos dobrar e até mesmo triplicar a mobilidade do diafragma e com isto melhor estimular nossos órgãos promovendo melhor funcionamento de todo o organismo.
• Hipócrates, pai da Medicina, afirmava: “a respiração é o ritmo básico da vida”.
• A respiração é o mais vital de nossos actos. Podemos passar semanas sem comer, dias sem nada beber e apenas alguns raros minutos sem respirar.
• Bem antigamente os médicos eram reconhecidos não tanto por curar mas por ajudar as pessoas a manter a saúde e com tal intuito exercícios de respiração eram por eles adoptados e divulgados.
• A essência e importância da respiração tem sido enfaticamente traduzida em várias línguas. Em latim, “spiritus” é espírito e “spirare” é respiração. Em sânscrito a palavra “atman” significa alguma coisa afim simultaneamente a espírito e respiração. “Pneuma” na Grécia antiga era significado tanto para ar, respiração, espírito e essência de vida; na mesma Grécia surgiu “psyche” como sinónimo de respirar e espírito. Para os aborígenes australianos a palavra “waug” designa ar, alma e espírito...
• Pessoas que respiram superficialmente acabam privando o próprio corpo de oxigénio. Tal privação, com o tempo, acaba criando uma leve, porém difusa, sensação de insegurança que resulta em sentimentos de incapacidade de encarar as demandas da vida. Respirar profundamente eleva o nível de oxigénio no sangue e combate a ansiedade.
• Quanto mais ampla nossa respiração maior o movimento do diafragma e mais ele massaja, directa ou indirectamente, órgãos como fígado, rins e estômago enquanto os pulmões e a caixa torácica crescem com a entrada de ar.
• Absorvemos prana (essência de todo movimento) de várias formas sendo que a mais fácil é pela respiração.
• O prana é assimilado e aproveitado pelo sistema nervoso, circulando por todas as partes do sistema nervoso levando-lhes força e vitalidade para termos uma maior disposição para viver.
• Pranayama é uma palavra sânscrita e significa “domínio (yama) sobre o prana (alento ou energia vital)". Pela prática de pranayamas aperfeiçoamos a habilidade de captar e direccionar prana além de abastecermos os chacras com esta substância sagrada. Os chacras são 7 espécie de vórtices armazenadores, transformadores e distribuidores de energia vital pelo corpo.

11. Links

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Viver_de_luz  - Informação sobre Inédia que é a suposta possibilidade de sobreviver sem alimentos
 http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/almocolight.htm  - Artigo sobre um almoço “light” baseado na luz do sol e respiração
http://www.respirarte.com.br  – Aborda o tema da respiração
http://inkarriportugal.wordpress.com/respiracao-pneuma - Várias perguntas feitas sobre o tema ao Director Internacional do Instituto Pneuma e Inkarri Associação Multicultural, preços e instrutores em Portugal
http://www.ex-aequo.web.pt/forum/index.php?topic=11073.0;wap2 – Aborda o tema da luz do sol e respiração para viver
http://brazil.skepdic.com/inedia.html – Aborda o tema da luz do sol e respiração para viver
http://inedia.info/portugues – Aborda o tema da luz do sol e respiração para viver
http://vivendodaluz.com – Aborda o tema da luz do sol e respiração para viver

 

12. Video

O objectivo deste video é demonstrar realmente a importância da respiração e os benefícios imensos que podemos usufruir alterando um pouco a forma como respiramos. Praticando diariamente em qualquer lugar iremos obter assim uma vida mais feliz e plena de saúde.

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